Pagina inicial

Total de visualizações de página

pesquisar

Blog Archive

Horário de Brasília

bloguitho

Digite Seu E-mail Abaixo e receba atualizações

bloguitho

http://donwkiko.blogspot.com. Tecnologia do Blogger.

☺ Termos de Uso do bloguitho ☺

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como a nata do leite é formada?

Como a nata do leite é formada?


A nata é formada através dos glóbulos de gordura.

Se deixarmos um leite não-pasteurizado em repouso durante alguns minutos, vamos nos deparar com a formação de uma camada de textura diferente sobre sua superfície. Essa camada é a nata, odiada por uns e adorada por outros.

O leite é formado por inúmeros compostos, como proteínas, açúcares, sais minerais, certos tipos de vitaminas, etc. Em sua composição também estão dispersos os glóbulos de gordura. Em cada mililitro de leite existem cerca de 15 bilhões desses compostos, sendo eles os responsáveis pela formação da nata.

Quando o leite não-pasteurizado é colocado em repouso por algum tempo, os glóbulos de gordura se deslocam para a superfície do leite, resultando na nata. Portanto podemos concluir que a nata é basicamente formada por gordura, por esse motivo ela é necessária na produção da manteiga, por exemplo.

O leite pasteurizado passa pelo processo da homogeneização, o qual consiste na passagem do leite sob pressão por pequenos orifícios, ocasionando a redução do tamanho dos glóbulos de gordura. Por esse motivo, a nata não se forma no leite pasteurizado.

0 comentários:

Seguidores

About Me